sábado, 23 de janeiro de 2010

Nikon Coolpix S1000PJ: máquina fotográfica com projector....

Esta máquina digital compacta capta fotos e vídeos e projecta-os numa superfície branca e plana, de preferência.

A Nikon Coolpix S1000PJ tem características comuns a outras máquinas fotográficas recentes, como zoom de 5x, resolução efectiva de 12,1 megapixels ou ecrã de 2,7 polegadas. Mas o seu corpo traz uma inovação: um projector integrado. Isto tudo não evita a falta de nitidez que detectámos nas fotos e as falhas no equilíbrio das cores.

Mesmo com o projector, as dimensões e o peso da Nikon Coolpix S1000PJ surpreendem e são aceitáveis para uma compacta. À venda por € 449 (preço de representante), custa mais uma centena de euros do que os modelos equivalentes sem projector. Contudo, torna-se mais económico e cómodo do que comprar um mini-projector. Calcule se o número de vezes que vai usar esta função compensa ter um pouco menos de qualidade fotográfica.

Descubra qual a melhor máquina fotográfica digital para si com a ferramenta Comparar e Poupar, onde encontra os resultados completos de muitos modelos.

O corpo da Nikon Coolpix S1000PJ traz um projector para fotografias e vídeos.

Projectar na parede A lente do projector está situada no centro do corpo, na parte frontal, sem protecção. Com este dispositivo, as fotografias e vídeos na memória ou cartão SD são projectados em paredes ou tectos, por exemplo. Várias pessoas podem assistir ao mesmo tempo, sem recurso a uma televisão ou monitor. A superfície de projecção deve ser branca e plana. Atenção à luminosidade: os nossos testes mostram que esta funcionalidade torna-se quase inutilizável quando há muita claridade.

Utilização simples A imagem projectada não se equipara à de um bom monitor LCD, mas tem condições suficientes para criar uma experiência agradável. Para isto contribui a resolução VGA e outros parâmetros do projector, como a fidelidade da cor e o contraste.

A projecção é fácil de usar. Para activar, prime-se um botão no topo da Nikon Coolpix S1000PJ. Depois, basta focar com um botão de scrool. É possível escolher efeitos de transição entre slides e visualizar fotografias e vídeos, mesmo a partir de cartões de outras máquinas.

Comando versátil Disponível em preto ou cinza-prateado, a Nikon Coolpix S1000PJ projecta imagens até 80x60 cm (ou quase um metro de diagonal) sem desiludir. Para atingir estas dimensões, tem de instalar a dois metros da superfície.

Pode ainda colocar música de fundo na apresentação das imagens, mas o som não impressiona. Apesar de a Nikon Coolpix S1000PJ aquecer ligeiramente neste modo, o calor não incomoda ao manipular a máquina.

A Nikon Coolpix S1000PJ vem acompanhada por um suporte prático para a manter fixa na projecção. Traz também um comando remoto, para procurar fotografias, navegar pelas miniaturas e fazer zoom. O comando pode ser usado na projecção ou na captura de imagens e vídeos. A sua utilização é bastante prática, graças a dois sensores infra-vermelhos, um em cada face da máquina.

Inclui manuais, bateria, carregador, cabo para ligação à TV, cabo USB e software, mas não tem uma ligação mini-USB.

Carregamento limitado Confirmámos que a bateria de iões de lítio permite fazer até 220 “disparos” ou usar o projector durante cerca de uma hora, como diz o fabricante. O problema é que o adaptador AC de 220V é vendido à parte. Se não o tiver, quando a carga acabar terá de remover a bateria para o carregador. O nosso teste também revelou uma situação a corrigir: é fácil inserir a bateria ao contrário, o que pode danificar a S1000PJ.

Fotografias não impressionam A Nikon não surpreende nas funções tradicionais de captar fotos e vídeos. Fica muito aquém das melhores compactas à venda. Na fotografia, falta nitidez e surgem aberrações cromáticas quando há grandes transições de contraste. A exposição gera frequentemente imagens muito escuras e existe um atraso de 0,6 segundos no “disparo”. O recurso ao flash integrado baralha o equilíbrio de cores: as imagens ficam um pouco amareladas.

No vídeo, a máquina não suporta bem movimentos muito rápidos e surge um efeito de arrastamento de imagens e/ou pixelização. Quanto mais objectos estiverem em movimento e maior for a sua velocidade, mais se nota este efeito. Como a Nikon não tem visor ocular, as imagens são captadas com a ajuda do ecrã LCD de 2,7 polegadas.

A Nikon fica muito aquém das melhores máquinas compactas à venda: veja se o número de vezes que vai usar o projector compensa ter menos de qualidade fotográfica.

Equipamento da Nikon Coolpix S1000PJ

  • Sensor: 12,1 megapixels
  • LCD: 2,7” TFT (aproximadamente 6,9 cm)
  • Zoom analógico: 5x
  • Zoom digital: 4x
  • Distância focal: 28-140 mm
  • Abertura: 3.9-5.8
  • Armazenamento: 36 MB (internos) e slot para cartões SD
  • Estabilizador de imagem: óptico e electrónico
  • Funções: reconhecimento de rosto, suavização da pele, detecção automática do esquema de cenário
  • Flash: integrado
  • Bateria: iões de lítio
  • Dimensões: 99,5x62,5x23 mm
  • Peso: 155 g
  • Preço: € 449 (preço de representante)

Projector

  • Luminosidade: até 10 lumens
  • Tamanho da imagem: de 5 a 40” (12,7 cm a 1 metro)
  • Distância de projecção: entre 26 cm e 2 metros
  • Resolução: 640x480 pixels (VGA)

Sem comentários: